Juntos por mais futuro.


  • Sede | Forum Energia e Clima
  • BioBip - Campus Politécnico de Portalegre, 10
    7300-555 Portalegre - Portugal
  • T: +351 245 301 555
  • E: geral@energiaeclima.org

A Missão


Fórum de Energia e Clima é uma organização que nasce da vontade da sociedade civil de todos os países pertencentes à Comunidade de Países de Língua Portuguesa, para num abraço fraterno aprofundar laços e lutar em conjunto pela vitória na Crise Climática.

Formamos uma união de pessoas da sociedade civil que se constituem como membros fundadores representando todos os países pertencentes à Comunidade de Países de Língua Portuguesa, num movimento inclusivo, crescente e aberto, que envolve diferentes saberes e experiências. Temos como objetivo principal promover a Informação, a Educação e a Investigação relacionada com o Clima e a Energia, levando o conhecimento e a voz da razão da ciência à sociedade civil de cada uma das Regiões de cada País.

Atuamos na tradição dos movimentos civis que produziram importantes progressos civilizacionais, criando assim um movimento alegre, disponível e dinâmico, onde juntamos as muitas e importantes razões que nos devem unir.

A maior de todas, a luta pela vida e pela sobrevivência no nosso planeta. A luta por uma maior preservação do Mundo Natural e por uma Economia cada vez mais Circular, com mais energia limpa e menos poluição. Não pretendemos a destruição da Economia, mas sim a transição para uma Economia mais Verde e Sustentável que procure cumprir as metas dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da Organização das Nações Unidas e o cumprimento do Acordo de Paris de 2015 sobre as alterações climáticas.

SIM a uma economia mais livre de combustíveis fósseis e à transição para as energias renováveis.

SIM aos transportes coletivos, aos meios suaves de transporte, e às viaturas elétricas e movidas a hidrogénio.

SIM à plantação e manutenção de espécies autóctones sumidouras de carbono no caminho para a neutralidade carbónica.

SIM ao respeito pela Natureza, à preservação das Florestas, dos Ecossistemas e de todos os seres vivos, principalmente os mais vulneráveis.

SIM à promoção da ciência, do conhecimento, para que cada um de nós possa conhecer melhor o problema climático e assim dar o seu contributo para a mudança.

SIM a que instituições, empresas e famílias possam ter acesso, no maior curto espaço de tempo, a energias 100% renováveis, diminuindo assim a sua pegada carbónica.

SIM a uma segurança alimentar que promova o equilíbrio entre os recursos extraídos do planeta e os recursos necessários à sobrevivência humana.