x
JUNTA-TE A NÓS NAS REDES SOCIAIS
Áreas de Atuação
INFORMAÇÃO E SENSIBILIZAÇÃO

A ação Informar e Sensibilizar está relacionada com a realização de ações sobre a Crise Climática.

Para isso, através do projeto Guardiões da Vida, têm sido levadas a cabo apresentações nas instituições de ensino e restante comunidade, sendo as mesmas dinamizadas com Autarquias, Associações ou mesmo em espaços públicos em modalidade de promoção própria. O Fórum de Energia e Clima cria assim conteúdos e ferramentas apelativas para que educadores e professores possam trabalhar com os alunos dos diferentes níveis de ensino escolar, desde o jardim de infância, ao ensino básico, secundário e mesmo nos primeiros anos do ensino superior. São também desenvolvidos conteúdos digitais para divulgação na imprensa e nas redes sociais com o objetivo de sensibilização e mobilização para a ação climática. Neste eixo de atuação, enquadram-se também as Energy and Climate Summit e o Programa televisivo Hora de Agir. As Energy and Climate Summit são Conferências Temáticas realizadas em países do espaço da CPLP, com o objetivo de consolidar conhecimento em várias áreas técnico-científicas. O Hora de Agir, que é um programa do Fórum da Energia e Clima que tem como objetivo unir a voz da ciência, política, empresas e sociedade civil dos diferentes países de língua portuguesa em torno das soluções para vencer a Crise Climática.

Areas de Atuação Areas de Atuação
AÇÕES NAS COMUNIDADES

As Ações nas Comunidades estão relacionadas com projetos locais que queremos que tenham impacte junto de cada Comunidade.

São projetos que possam servir de exemplo do caminho que precisamos seguir na transição energética e no caminho a trilhar para uma economia mais sustentável. Estas Ações têm como objetivo ir de encontro às Comunidades, fazer a diferença e mostrar que é possível fazer a mudança. Para esse efeito a equipa do Fórum da Energia e Clima está a preparar várias ideias de projeto, que serão formalizados a possíveis fontes de financiamento, procurando a realização de sinergias entre os vários Países que compõem o espaço da CPLP.

Areas de Atuação Areas de Atuação
INVESTIGAÇÃO CIENTÍFICA

A Área de Investigação Científica está relacionada com o desenvolvimento de projetos que visam a promoção de parcerias entre o Fórum da Energia e Clima e as várias Instituições de Ensino e da Ciência do espaço da CPLP.

A CPLP constitui um espaço único para uma melhor compreensão do fenómeno das alterações climáticas, uma vez que é constituído por Países localizados em cada um dos cinco continentes, com diferentes climas e geomorfologias. Assim, pretende-se num diálogo profundo com as várias Instituições de Ensino e da Ciência identificar as áreas mais críticas para a compreensão deste fenómeno, e assim obter dados que possam ser colocados à disposição de todo o espaço lusófono. Neste eixo de atuação, enquadra-se o Projeto Observatório do Clima CPLP (OCC) é um projeto de investigação, no domínio científico das Alterações Climáticas.

Areas de Atuação Areas de Atuação