x
JUNTA-TE A NÓS NAS REDES SOCIAIS
Projetos em Andamento

Projetos em Andamento

GUARDIÕES DA VIDA

O Projeto Guardiões da Vida resulta de uma parceria entre o Instituto Politécnico de Portalegre, o Fórum da Energia e Clima e a CCDR Alentejo.


Este Projeto tem como objetivo gerar elevado impacto na sensibilização e informação da sociedade civil para o problema das alterações climáticas, gerando conteúdos, promovendo ações junto das pessoas, procurando apresentar soluções que possam fazer da região Alentejo um exemplo na descarbonização da economia e na transição para uma economia mais circular e sustentável.

Ir para Website
HORA DE AGIR

O Hora de Agir é um programa que tem como objetivo unir a voz da ciência, política, empresas e sociedade civil dos diferentes países de língua portuguesa em torno das soluções para vencer a Crise Climática. Para isso reúne o conhecimento e a experiência dos diferentes países, os bons exemplos, procurando apresentar as soluções que a ciência já tem ao seu dispor para resolver os diferentes problemas que estão na origem das alterações climáticas.

São quase 2 milhões de telespectadores, a quem todas as semanas levamos exemplos inspiradores de ação climática, preservação da biodiversidade e da qualidade de vida e atratividade do território.

Semanalmente poderá assistir ao Hora de Agir, através de TVs nacionais dos países da CPL, nos EUA e em Macau. Estamos na TPA em Angola, na FUTURA da Rede Globo do Brasil, na TCV em Cabo Verde, TGB e TVGE na Guiné Bissau e Guiné Equatorial, STV em Moçambique, TVS em São Tomé e Príncipe, SPT nos Estados Unidos e TDM em Macau. Sendo que em Portugal o programa é emitido aos fins de semana na RTP3 (repete durante a semana) e depois na RTP África e RTP Internacional.

ENERGY & CLIMATE SUMMIT

As Energy and Climate Summit, são conferências internacionais que procuraram trazer a Portugal o conhecimento da Ciência, os melhores exemplos e as melhores práticas dos que tomaram já a dianteira nesta transformação. Reunimos especialistas de vários países que apresentaram os contributos do ensino e da ciência na geração de soluções para a crise climática.

Ir para Website
OBSERVATÓRIO CPLP DO CLIMA

O Projeto Observatório do Clima CPLP (OCC) é um projeto de investigação, no domínio científico das Alterações Climáticas, que visa: Contribuir para um processo de decisão política mais robusto e ambicioso, nos 9 Estados Membros da CPLP, no que diz respeito às medidas de mitigação e adaptação às alterações climáticas, proteção do ambiente e desenvolvimento sustentável; Reforçar a capacidade dos 9 Estados Membros da CPLP no que diz respeito às ações para alcançar o Objetivo de Desenvolvimento Sustentável – Ação climática; Apoiar os 9 Estados Membros da CPLP na formulação de estratégias a longo prazo de forma a estarem alinhados com os compromissos climáticos assumidos. Ex.: Nationally Determined Contributions (NDCs) no Acordo de Paris, ratificado por todos os países da CPLP; Promover uma melhor cooperação entre universidades, cientistas e especialistas da CPLP e o Observatório do Clima CPLP - Forúm Energia e Clima; Melhorar e reforçar a cooperação entre a produção de conhecimento técnico-científico e a classe política/decisores políticos.

 

Neste contexto, está a ser criada uma plataforma online de dados com os principais indicadores climáticos de cada um dos 9 países da CPLP: dados de satélite, bancos de dados online e recolha de dados por agentes locais.