x
JUNTA-TE A NÓS NAS REDES SOCIAIS
27
Janeiro
2023
Évora recebeu a “IV Energy & Climate Summit”

Com o apoio da Câmara Municipal, a cimeira internacional sobre a energia e clima tem lugar em Évora durante os dias 26 e 27 de janeiro. Esta é a quarta edição do evento, dedicada ao tema específico da mobilidade e transporte ferroviário, e tem estado a decorrer no Auditório da CCDRA – Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional de Alentejo.

A “IV Energy & Climate Summit” tem vindo a promover a reunião de políticos, autarcas e académicos com o objetivo de, em conjunto com especialistas, promover a adição de contributos e partilhar ideias e exemplos sobre as melhores práticas, no intuito de produzir propostas e soluções para atenuar os efeitos negativos da crise climática.

Esta é uma iniciativa do Projeto GUARDIÕES, que tem como objetivo sensibilizar e informar a sociedade civil para o problema das alterações climáticas, gerando conteúdos, promovendo ações junto das pessoas e procurando apresentar soluções que possam fazer da região Alentejo um exemplo na descarbonização e na transição para uma economia mais circular e sustentável.  Neste contexto, o projeto Guardiões promoveu a organização de cinco grandes conferências internacionais a que chamou Energy and Climate Summit. Évora recebeu a quarta, dedicada à Mobilidade e Transporte Ferroviário. As três anteriores tiveram como temas, respetivamente, a “Educação e Conhecimento”, a “Energia e Transição Justa” e a “Água”.

Na Sessão de Abertura marcaram presença, além do Presidente da Câmara Municipal de Évora Carlos Pinto de Sá e do Secretário de Estado das Infraestruturas Frederico Francisco, representantes da Universidade de Évora, Instituto Politécnico de Portalegre, Fórum Energia e Clima e CCDR Alentejo. Os trabalhos tiveram desenvolvimento em quatro painéis temáticos de debate, em relação com o tema central da Mobilidade e Transporte Ferroviário.

Na sessão de abertura, Carlos Pinto de Sá deu as boas vindas aos participantes em nome do Município de Évora. Na intervenção que proferiu, o Presidente da Câmara teve oportunidade de sublinhar a pertinência e utilidade deste evento como um importante contributo para os responsáveis e decisores, mas também como meio de alertar consciências na comunidade de uma forma global, para a necessidade de adotar atitudes e comportamentos que contribuam para reverter a tendência de agravamento contínuo do processo de autodestruição a que a Humanidade tem vindo a sujeitar-se ao longo dos últimos anos. Carlos Pinto de Sá teve ainda oportunidade de partilhar alguns exemplos em prática no Município de Évora, com destaque para o Plano de Mobilidade Urbana e Sustentável.

Fonte: Câmara Municipal de Évora

 

Publicado por: Alentejo Hoje (http://www.alentejohoje.com/2023/01/27/evora-recebeu-a-iv-energy-climate-summit/)

Comentários